quinta-feira, novembro 22, 2007

Os Jardins do Eder

Por Alevi Ferreira
O Imagem Pensamento exibiu vídeos, programas produzidos para a TV e registro de performance de Eder Santos, um dos artistas brasileiros com o maior reconhecimento internacional. Eduardo de Jesus explicou que a curadoria da mostra “Os jardins do Eder” buscou um recorte diferente na vasta obra de Santos. “Normalmente”, explicou Eduardo, “os recortes apresentam os procedimentos de construção de imagens, a relação da palavra e da imagem, noções mais poéticas na obra de Eder”. “Os Jardins do Eder buscam os trabalhos mais relacionados com a questão da territorialidade e do espaço”.

Eder Santos ressaltou a felicidade de exibir seus trabalhos em Belo Horizonte. “Me senti extremamente respeitado pela proposta do Imagem Pensamento e estou super feliz em poder exibir os meus vídeos aqui”, disse. Santos explicou como foi a realização de cada um dos vídeos e respondeu perguntas da platéia.

Seguem abaixo os comentários do artista para cada um dos vídeos incluídos na mostra:

Europa em 5 Minutos (15'13",1987), criação coletiva da Emvídeo, com imagens de Eder Santos, Guto Cortes, F. Laurentys e direção de Eder Santos

“Esse vídeo aconteceu quando a Emvideo ainda era uma garagem. Iam lá vários superoitistas para transferirem material em super-8 para VHS. Aí aparecerem essas imagens de viagens à Europa extremamente fragmentadas. Imagens onde não vemos nada, imagens que não dão para conhecer lugar algum, a gente não sai de lugar algum. Depois eu experimentei um pouco isso com o vídeo “Essa coisa nervosa” que também tem uma idéia de deslocamento e viagem pelo mundo.”

Projeto Apollo (04', 2000), dirigido por Eder Santos, editado por Pedro Campos Vilela e produzido pela Emvideo

“Foi um projeto de curadoria, sobre os 25 anos de TV. Esse é um trabalho sobre a chegada do homem à lua, que muitas pessoas dizem não ter acontecido de verdade. Eu lembro que a minha avó falava que era mentira a chegada do homem à lua. Nós criamos essa lua de mentira e refizemos o fato histórico.”

Neptune's Choice (15', 2003), dirigido e editado por Eder Santos. Trilha: Stephen, Gráficos e Assistente de Direção: Pedro Vilela, Consultores de Texto: André Rubião e Tom Van Vliet. Produção: Emvideo e Trem Chique e Framed by Curtains (11'18", 1999), dirigido por Eder Santos. Trilha: Paulo Santos e Frederic Conan. Gráficos: Pedro Vilela. Áudio: Rec Studio. Edição:Eder Santos, André Amparo e Pedro Vilela. Produção: Emvideo e Trem Chique

“São duas video-cartas. Framed eu fiz em Hong Kong, onde comprei a minha primeira câmera digital. Aí eu enviei esse vídeo para a Holanda e fui chamado para morar em Amsterdã para fazer um vídeo sobre a cidade. Foi a primeira vez que eu morei fora do país para fazer um vídeo, mudar para um lugar e ficar imerso.”

Acidente Geográfico (18', 2000), dirigido por Eder Santos. Gráficos: Pedro Vilela. Produção: Emvideo

“Loucura, saímos daqui para enterrar móveis no Espírito Santo! O Nuno Ramos não se conformou que o mar levou os móveis, tanto que ele fez outro trabalho usando o mesmo recurso!”

O que ela tem só ela tem (07', 2006) de Eder Santos

“Programa produzido para o Canal Futura, é mais uma carta para uma cidade, dessa vez para Havana. É um vídeo sobre o sono na cidade.”

A place where no cars go (04", 2007) e A place where no cars go – Performance (22', 2007) de Eder Santos

“É sempre um risco exibir trabalhos dessa maneira, um inacabado e o registro de uma performance.”

Perguntas:
Vídeo, narrativa e fragmentação.
“A narrativa no vídeo tem pouca experimentação, o vídeo fica dividido entre várias outras coisas, o cinema, a TV que já tem uma experiência na narrativa. O vídeo é uma criança em narrativa. O espaço da instalação tem essa coisa mais calma. Sobre a fragmentação em Neptune’s, o vídeo é uma ausência de imagem”.

Videoarte x Documentário.
“Eu não trabalho com documentário, eu não gosto de trabalhar com o que é do outro, eu sinto que estou roubando algo de alguém. Eu gosto de trabalhar com as coisas que eu gosto e que eu penso”.

Texto e imagem
“Encontrar o equilíbrio entre texto e imagem no vídeo é muito complicado”

Vídeo e outras artes
“Quando eu entrei na Belas Artes eu vi que lá não era o meu lugar; aí eu fui fazer vídeo. Foi tudo um acidente”.

Processo criativo
“Cada um dos vídeos foi criado de um jeito, mas todos eles tem um texto. Parece que é sem roteiro, mas todos os vídeos são feitos a partir de um roteiro. A edição às vezes é que muda o projeto. A edição manda em tudo e às vezes até o erro manda em tudo”.