quinta-feira, agosto 02, 2007

Imagem Pensamento volta em agosto

Após o recesso do mês de julho, o Imagem Pensamento retoma as atividades no mês de agosto com a mostra “Suspensão”, com obras de diversos artistas. A mostra acontecerá no dia 25 de agosto no Cine Humberto Mauro no Palácio das Artes. Em breve, mais informações sobre a mostra.
Mostra Patrícia Moran
O Imagem Pensamento apresentou no mês de junho a mostra “Olhares Inesperados”, com trabalhos da diretora mineira Patrícia Moran. Com curadoria de Eduardo de Jesus e Alevi Ferreira, foram exibidos sete trabalhos, entre documentários, videoclipes e filmes de ficção. A escolha das obras foi orientada por uma característica em comum encontrada nos filmes: um olhar direcionado para a margem, oferecendo imagens e narrativas inesperadas sobre personagens e cenários que não freqüentam o centro da mídia.

Em seus documentários, por exemplo, Patrícia opta por uma construção da memória com lacunas, onde as falhas, os esquecimentos são elementos tão importantes quanto as lembranças. Trabalhar nessa linha tênue, sem estabelecer uma dicotomia e uma conseqüente hierarquização de informações, demonstra bem como um documentário pode se libertar das amarras da verdade e dar a ver aquilo que a lembrança pode ou não trazer à tona. Intencionalmente ou não, Moran problematiza diversas questões que são caras ao documentário. De forma mais aguda, ela faz isso no filme “Plano-Sequência”, ficção que documenta a vida e a obra do ator Rubs, interpretado por Paulo César Peréio. Em contraposição a uma construção típica do jornalismo, a diretora opõe todo o cinismo de Rubs, que questiona tudo aquilo que é dito sobre ele.

A respeito de sua obra e de seus métodos de filmagem, o Imagem Pensamento realizou uma entrevista com a diretora, disponível em
www.imagempensamento.art.br